Características Gerais


  • Investigação dos denominados “processos centrais” do indivíduo. 

  •   Abordagem predominantemente interacionista.

  •   Principais representantes: Jean Piaget e Jerome Bruner. 

    Jean Piaget

    Para Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto.

    A aprendizagem tem sua base concentrada no pensamento e a inteligência, por sua vez, é um fenômeno biológico, condicionado pela base neurônica do cérebro e do corpo inteiro, e sujeito ao processo de maturação do organismo.
      
      Jerome Bruner

     Aprendizagem é um processo ativo. Aprendizes “constroem” novas idéias ou   conceitos com base em seu conhecimento passado/atual.

Aspectos principais:
  • Predisposição para aprendizagem
  • Estruturação do corpo de conhecimento
  • Sequências de apresentação de material efetivas
  • Natureza da recompensas
  • Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.